Saiba como entender teste de velocidade

Você fez um teste de velocidade, mas tem dúvida sobre o que significa tudo o que aparece na tela? Acompanhe esse artigo e saiba como entender a medição.

Teste de Velocidade de internet

Como analisar o teste de velocidade?

Ao realizar o teste de velocidade, você verá na tela do seu dispositivo, seja ele um celular, computador ou tablet, algumas informações. São elas:

  • O IP da rede
  • A velocidade do upload
  • A velocidade do download
  • Ping

O IP é o endereço do local que você está acessando. Ele é utilizado para identificar o usuário e de onde ele é. Agora vamos aprofundar um pouco mais sobre os outros termos do teste de velocidade.

Velocidade de download

Digamos que você queira baixar alguma coisa, seja um jogo, um episódio da sua série favorita ou um aplicativo. o seu dispositivo se conecta ao servidor para transferir os arquivos ou pacote de dados.

O que você solicitou será descarregado e esse processo se chama download. Durante o teste você poderá avaliar se os números de download estão próximos do valor contratado. Não precisa necessariamente ser igual, mas quanto mais próximo for, melhor.

Velocidade de upload

Aqui acontece o contrário. No upload, é avaliada a velocidade na qual você carrega e envia arquivos do servidor. Quanto tempo você leva para enviar uma imagem, subir um arquivo ou qualquer outra ação análoga?

A velocidade aqui pode influenciar no momento de realizar uma transmissão ao vivo, as famosas lives, carregar um vídeo no youtube e até mesmo jogar.

A velocidade de upload geralmente é menor que a de download, mas se estiver muito baixa, faça uma reclamação à empresa contratada.

Ping

Se você costuma jogar online, já deve ter se deparado com esse termo. O ping, ou latência é a velocidade na qual a conexão pode reagir. Quanto menor o ping for, será melhor e quanto mais distante o servidor estiver, maior será o ping.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *