O que é e como se Consagrar a Deus

O que é consagração? 

A consagração é um ato espiritual muito importante. A palavra “consagração” refere-se ao ato de se dedicar a um fim ou intenção específica. Portanto, “Consagrar-se” significa dedicar-se de maneira integral a algo da maior importância. 

Homem olhando para nuvens

De acordo com a Bíblia, consagração significa dedicar algo ou dedicar-se a Deus. 

Quando uma pessoa ou alguma coisa é consagrada, ele fica dedicado ao louvor e ao trabalho de Deus. 

A consagração é um ato muito importante e que marca uma mudança na vida de cada um de nós ou no uso de alguma coisa. 

Se consagrar a Deus implica se desfazer do pecado e se dedicar a agradar a Deus (Levítico 20:7-8). 

Na Bíblia podemos encontrar exemplos de consagração:

Consagração de Objetos 

Os instrumentos do templo e as roupagens dos sacerdotes no Antigo Testamento eram consagrados para serem usados exclusivamente no templo.

Consagração de Ofertas

Dízimos e ofertas entregues no templo eram consagrados porque serviam para o trabalho de Deus; Ofertas dadas à igreja são consagradas também.

Consagração de determinados dias

Feriados religiosos importantes eram consagradas a Deus; as pessoas não se dedicavam a nenhum outro trabalho durante esses dias especiais porque sua atenção estava centrada a Deus.

Consagração de Trabalhos

Reis, profetas e líderes da igreja eram consagrados quando iniciavam suas funções; isso mostrava que tudo que faziam seria para a glória de Deus e sempre davam seu melhor para obedecer em seu trabalho.

Consagração de Pessoas 

Várias pessoas e inclusive famílias completas se consagraram a Deus no Antigo Testamento mostrando sua dedicação total.

Consagrando-se a Deus

Para aprender como se consagrar a Deus é preciso dedicar seu coração a Deus. 

Consagrar-se é responder ao chamado espiritual de Deus para a dedicação. 

Responder ao chamado espiritual de Deus significa tomar uma decisão consciente e verdadeira de dedicar a sua alma, mente, coração e seu corpo a Deus.

Essa decisão deve ser feita com muita vontade, inteligência e carinho. Somente você pode tomar a decisão de se consagrar a Deus e ninguém mais pode forçá-lo a isso.

Como a consagração deve ser feita voluntariamente, é preciso se perguntar se você está realmente dedicado ou se está cedendo a pressões externas. Somente Deus conhece seu coração, por isso, não se preocupe em “parecer” ter os motivos certos.

Aproxime-se de Deus. 

Rejeitar as maldades do mundo não é suficiente para transformá-lo verdadeiramente. 

O espírito humano sempre precisa “beber” da mesma fonte. É importante beber de uma fonte divina.

Assim como o corpo tem a fome pelos costumes do mundo, o espírito tem a sede pelos costumes de Deus. 

Quanto mais você consegue se treinar para se entregar ao desejo de seu espírito, mais fácil será consagrar-se sucessivamente a Deus.

Existem algumas atitudes práticas que podem contribuir para a aproximação a Deus. Orar todos os dias é uma das práticas mais importantes. 

Duas práticas comuns e altamente eficazes são a adoração semanal em uma igreja e o estudo das Escrituras. 

Qualquer atividade que permita manter Deus como foco da sua vida e o encoraje a se aproximar Dele pode ser usada como ferramenta para se consagrar a Deus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *