Avaliações online – Por que são importantes para o seu negócio?

Os compradores de hoje dependem de avaliações online da maneira como seus pais dependiam das recomendações de amigos. Veja o que você pode fazer para garantir que sua empresa receba as boas críticas que merece e dicas para lidar com avaliações  negativas.

Homem avaliando com emojis.

As opiniões online de sua empresa são extremamente importantes. Segundo o  Comprou Avaliou, plataforma de avaliações de produtos, 67% dos consumidores são influenciados por avaliações online. 

O Google tomou conhecimento disso e começou a classificar os sites com os melhores reviews na parte superior dos resultados de pesquisa. Ou seja, passaram a ganhar mais relevância.

 Isso significa que, sempre que alguém pesquisar sua empresa, as revisões estarão geralmente no topo das páginas de resultados de pesquisa. Como a maioria das pessoas nunca ultrapassa a primeira página de resultados, as avaliações são as que têm a maior tendência de receber o clique. 

As opiniões  online são tão importantes para os consumidores que os sites de reviews aparecem em todos os lugares do meio digital, como o Yelp, o TripAdvisor e o Google+. 

Milhões de pessoas usam esses sites para deixar comentários, e para buscar informações de uma determinada empresa. Tornando-se uma grande influência na hora da compra.

As opiniões positivas podem transformar consumidores interessados ​​em clientes. Um estudo realizado em 2014 descobriu que 88% dos consumidores confiam tanto em avaliações online quanto em recomendações pessoais. 

O estudo também descobriu que 72% dos consumidores dizem que as críticas positivas melhoram a confiabilidade de uma empresa local. Com base nessa informação, é óbvio que críticas positivas podem levar os clientes ao seu negócio prontos e dispostos a comprar, mas o que acontece se houver avaliações negativas? 

Como as avaliações negativas afetam o seu negócio? 

A empresa corre o risco de perder 22% dos consumidores que teriam comprado. Se houver uma revisão negativa.

Isso é baseado apenas em uma revisão. Se houver três ou mais revisões negativas, a chance de perder clientes aumenta para 59,2%. Quatro ou mais avaliações negativas podem transformar até 70% dos clientes.

Avaliações negativas podem levar um negócio bem sucedido à destruição. É por isso que é extremamente importante cuidar de seus clientes.

Um cliente irado que deixa um comentário negativo pode abrir as comportas de muitos outros para adicionar sua análise. 

Sempre pense nisso como você está fornecendo o atendimento ao cliente? Garantir que um cliente sai feliz de sua loja ou recebe uma compra satisfeita significa mais do que você possa imaginar, porque agora é um mundo diferente com o anonimato das avaliações online. 

Então, como você garante que os clientes estão satisfeitos e não deixaram críticas negativas?

Melhorando o atendimento ao cliente

Os clientes querem uma transação fácil, rápida e agradável. Quando eles sentem que estão sendo tratados como uma pessoa, e não apenas como uma fonte de receita, eles ficam satisfeitos. 

Para garantir isso, responda as perguntas imediatamente. Certifique-se de que os produtos ou serviços que eles recebem estão em boas condições e são de alta qualidade. 

Isso pode significar tomar medidas extras, mas esse esforço valerá a pena se o cliente deixar uma avaliação positiva, o que trará mais negócios à sua empresa

Sempre que houver um problema com um cliente, acerte o mais rápido possível. Isso pode significar oferecer um reembolso, troca o produto ou oferecer um serviço gratuito. 

Isso pode fazer com que você perca dinheiro, mas perderá mais dinheiro se o cliente deixar uma crítica negativa que afaste os consumidores de você.

Se a sua empresa receber uma avaliação negativa, tente resolver o problema. Por exemplo, o Yelp permite que os proprietários de empresas respondam aos comentários.

Sempre reconheça o comentário e ofereça-se para consertar qualquer que seja o problema, da mesma forma que faria pessoalmente (oferecendo um retorno, troca ou produto ou serviço gratuito). 

Encoraje as avaliações positivas sempre que possível

Provavelmente, você já visitou restaurante e lojas nos quais pedem para você deixar uma opinião online para receber um desconto de 10% ou outro desconto na sua próxima visita. 

Agora, você sabe por que eles querem que você faça isso – as críticas são importantes. Considere fazer o mesmo para o seu negócio.

Incentivar os clientes a deixar avaliações online pode trazer mais negócios à sua empresa. Embora você não precise atraí-los com um desconto ou outro incentivo, é uma ótima maneira de obter mais avaliações.

Considere isso. Pode ser exatamente o que você precisa fazer para impulsionar seus negócios para o próximo nível de sucesso. 

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