Blog

visualizações: 10544

Que tipo de NERD você é?

Se você acha que só existe um tipo de nerd, é porque você não é nerd, ou é um mal informado. Segundo a Wiki (apelido carinhoso para Wikipédia), resumidamente o nerd é uma pessoa exagerada e infantilizada. Por quê? Segue o trecho da definição dada por eles: “Nerd é um termo que descreve, de forma estereotipada, muitas vezes com conotação depreciativa, uma pessoa que exerce intensas actividades intelectuais, que são consideradas inadequadas para a sua idade, em detrimento de outras atividades mais populares.” – By Wikipédia.


Quero deixar bem claro que não existe semelhança entre Nerd e CDF. No primário eu era chamada de CDF na escola. Só me sentava na primeira carteira, usava óculos de grau e estudava muito para tentar tirar uma nota boa, mas eu sempre estava na média. O que me leva a conclusão de que eu era esforçada e não inteligente, assim como os outros me julgavam ser. Esteriótipos existem as pencas, mas nem tudo é o que parece ser.

Quem não é nerd, acha que consegue identificar um, já que eles usam óculos de grau de armações grossas, camisa social quadriculada, calça acima do umbigo e que não consegue se sociabilizar. Amiguinhos, não é bem assim…

O termo nerd tem diversas origens, de que vem de estudantes do MIT, de uma variação de uma palavra que significa bêbado, nome de um marionete, mas tornou-se mais conhecido depois do filme “A Revanche dos Nerds”. E desse filme que vem esse modelo.

Não existe um tipo só, mas diversos. Veja se consegue se identificar com algum deles, se conseguir, parabéns você é nerd!

 

Digitais:


Apple: Gostam de tudo relacionado a Apple. Quem pode compra, quem não pode comprar, sonha em ter e paga pau.

Web Comics: É parecido com o próximo da lista, porém navega na internet pra ler quadrinhos.

PC+Net: Adora tudo relacionado a computadores, internet e afins. Geralmente trabalha ou monta lan house, ou qualquer coisa relacionada a informática.

Scrapbook: É uma montagem que pode ser feita tanto com papel e fotos, como feito no computador usando programas que consegue-se baixar gratuitamente, ou pagos, na internet.

Podcast: Tenho alguns amigos que adoram fazer isso. Trata-se de uma gravação de uma ou mais pessoas, que discutem um assunto ou mais, gravam e divulgam na internet.

 

Cinema:


Star Wars, Indiana Jones, Harry Potter e Star Trek: Fãs do mundo inteiro que adoram e sabem de cor todas as falas. Nesse tópico, cabe quem é muito fã, daqueles que já viram mais de uma vez cada filme das sequências. Também existem os que gostam, mas nerd que é nerd, gosta mais!

Cinéfilo: Vidrado, afixionado e abobado por cinema. Gosta de criticar, dar palpite, está sempre por dentro dos lançamentos, filmes antigos e tudo que esteja relacionado a telona, ou a televisão, como no caso de fãs de séries de tv.

 

Bonecos e afins:


Modelista: Gosta, compra, pinta e monta modelos, sejam eles carros, motos, aviões e helicópteros. Tudo que seja mini e de preferência que funcione com controle remoto.

RPG: Joga, tem personagem e possuí grupos para jogar, com seu mestre. Quem gosta e vai assistir também conta viu!

Logo: Ama, coleciona, compra cada coleção que sai. Existem ainda os que guardam cada um em uma caixa diferente, e desmontado para se divertir montando cada peça. (Eu conheço pelo menos duas pessoas que fizeram isso).

Colecionável: Como o próprio nome diz, gosta de colecionar itens. Alguns dos nerds acima tem um pouco desse nosso amigo. Geralmente coleciona miniaturas de personagens de filmes, animes, hqs, desenho animado em geral. Não existe limite do que colecionar. Sério!

Papercraft: Você já deve ter visto isso em algum lugar. São figuras que geralmente rolam na net, de personagens em geral, que se monta com papel.

 

Artes, música e jogos:


Rock: Fãs de rock, que frequentam shows ou que escutam o som somente em casa mesmo. Como tudo que é designa para ser nerd, é excessivo, são fãs excessivos desse tipo de música. Engraçado que só conheço nerd roqueiro… Curioso…

Nintendo: Fica a dica, serve para outros consoles de video game. Afixionados por tudo que diz respeito a Nintendo.

Leitor: Curte ler, colecionar, ir a bibliotecas, tudo que tem relação com livros. Presentei seu amigo leitor com um livro, ele vai gostar mais do que ganhar uma roupa, acredite!

Pintor: Gosta de arte e geralmente tende a dar seus pitacos e pinta, ou baseado em estilos existentes ou criando os seus próprios estilos. Se você chamá-lo para passar o dia em um museu, vai fazer sua vontade!

Viajante: Se deixar ele pode passar um ano inteiro planejando uma viagem. Procura por albergues, referências de lugares para visitar e dispensa um guia turístico e pacotes de viagem. Prefere planejar sua própria viagem e roteiro. Costuma economizar bastante fazendo isso. O dinheiro que economiza é revertido para comprar lembranças da viagem.

Comics: Não importa a idade, lê, coleciona e conhece todos os universos alternativos possíveis do mundo das histórias em quadrinhos. Costuma gostar de X-Men, Homem Aranha, SuperMan, dentre outros que invadiram nossa infância, mas que continuam fazendo parte do mundo desses amados nerds!

 

Eletro, esporte e otras cositas más:

Eletro: Ligado a qualquer coisa que precise de pilha, bateria e energia elétrica. Nessa categoria podemos enquadrar os que amam computador, video games e tudo que se conecte.

Cosplay: Outra categoria que não tem idade, como quase todas dessa lista (quase? certeza?). É aquela pessoa que se veste como seu personagem favorito, seja ele de filme,d série, livro ou desenho. Costuma-se ter eventos que escolhem a melhor roupa. Não podemos confundir com “fantasia”. O grande mérito dos Cosplays é serem feitos, confecionados ou pelo menos idealizados por quem veste. Quem não tem habilidade com a agulha de costura, leva o desenho ou foto do personagem para costureira ou aquela tia que sabe costurar dá uma mãozinha. O legal é encarnar no persona e participar das apresentações que geralmente rolam nesses eventos.

Esporte: Eu quase não coloco esse na lista, mas pra provar que nem todo nerd é sedentário, deixei-o aqui. Gosta de exercícios e tudo ligado a saúde. É chamado de natureba por muitos, mas tem consciência de preservação da natureza. Hoje em dia está na moda, e é considerado ser engajado, mas quem curte uma vida saudável e realmente gosta de se exercitar, é esse tipo de nerd.

Super Herói: Se ele pudesse, colocaria uma capa e sairia voando, mas como a realidade impede de fazer tal coisa, ele fica na imaginação. Esse é o tipo de pessoa que ama e conhece bem  o universo DC, Marvel e afins. Também pode se enquandrar no Comics entre outros itens dessa lista.

Portáteis: Celular, tablets, extintos pagers, tudo que se comunica, é carregável e é algum tipo de tecnologia, é agradável para esse pessoal. Ter o celular touch é uma sensação. Um que tenha wi fi e todos e qualquer outro tipo de função, é maravilhoso.

Poker: Auto explicativo. Ama, joga, e tende a ser bom em jogar poker. Costuma organizar noitadas de jogatiana com os amigos esporadicamente. Pode perguntar que com certeza eles possuem aquela malinha com fichas, dois baralhos novos e uma toalha verde para o evento.

Anime: Eu não menosprezei esse item, que fique claro, mas acabou o espaço para que ele pudesse ficar ao lado dos outros. Esse tipo de nerd gosta de anime, desenho japonês animado. Surge na grande maioria das vezes dos mangás, o desenho japonês que uma vez animado vira anime. São chamados carinhosamente de otakus, e muitas vezes eles se auto denominam assim. Eles frequentam os eventos de cosplay e vão vestidos de seus personagens favoritos. São eles derivados de Dragon Ball, Naruto entre milhares de outros que são febre no Japão, assim com no mundo todo.

Se por muitas vezes pareci reduntante, ou um tipo encontrou-se com outro na descrição, é porque está tudo muito ligado a manias, exageros e gosto pelo mundo do imaginário, sejam eles derivados de filmes, desenhos animados, jogos etc.

A prova maior de que ser chamado de nerd deixou de ser ofensivo vem de filmes, ou mesmo seriados que estão bombando na tv, como o “The Big Bang Theory”, onde um grupo de nerds é o centro da história, e de celebridades que assumiram-se perante a mídia, com orgulho. Tatuagens também estão bombando por aí, levantando essa bandeira do que já foi tido como taxativo e descriminante.

Foi criado o “Dia do Orgulho Nerd”, comemorado no dia 25 de maio, desde 2006, com sua origem na Espanha, quando comemorou-se a première do primeiro filme da série Star Wars, em 1977. O dia 25 de maio também é o “Dia da Toalha”, em homenagem ao escritor Douglas Adams, criador da maravilhosa obra “O Guia do Mochileiro das Galáxias”.

 

Quem acha que chamar algum nerd de nerd é chingá-lo, você está muito enganado. Nós temos orgulho! Insulto é quem não é e acha que ser nerd é ser idiota. Idiota é quem julga uma pessoa pelo que ela veste ou gosta. Se você não julga alguém assim, parabéns, você é definitivamente, humano!

Agradeço a todas as imagens e descrições que encontrei na internet. Você quer saber em qual dos tipos eu me enquadro? Em vários… Eu teria que criar outro post só para me aprofundar no assunto…

 

 

Mas divirta-se tentando se encontrar por aqui! =D

Fonte: Alexia Bassi



9 comentários para “Que tipo de NERD você é?”

  1. samuel dos santos disse:

    Quro mais dicas

  2. samuel dos santos disse:

    Sou meio nerd sei a tabuada inteira des do 2 até o 10 mas quero ser um nerd mesmo de verdade não meio

  3. mariana disse:

    nerd otaku o.o eu sou uma nerd

  4. jaidiu disse:

    eu estava lendo e achei que fosse uma biografia sobre min eu me emquadro em quase todos

  5. Rockie disse:

    Olá, eu sou apaixonada por Star Lars, por livros e por rock, mas ainda não sei que tipo de nerd eu sou. Se puderem ajudar, agradeço.

  6. Rockie disse:

    Desculpe o erro no comentário: Star wars*

  7. Otakuzinho disse:

    eu gosto mt de games e de animes (animes shounen) .-.

  8. Ellen Fernanda disse:

    Eu sou Nerd Leitora! ♥ Eu amoooooooooo livros! Tenho um tanto aqui em casa e já li quase todos!

  9. Ellen Fernanda disse:

    E a explicação de Nerd Leitor, encaixou perfeitamente em, mim!

Deixe seu comentário