Blog

visualizações: 1437

Cuidados com as roupas

1 - Não marque as sujeiras na roupa, só passe as roupas bem limpas, pois o calor fixa qualquer sujeira, ficando difícil removê-la depois. 2Para retirar a mancha de vinho que caiu na roupa, salpique o lugar onde o vinho tinto caiu com muito açúcar. Molhe com água fria e esfregue a mancha até sair, antes de lavar. 3Para as roupas com manchas de frutas, deixe a água escorrer pelo tecido manchado. O ideal é que a água caia de uma altura maior, por exemplo: do chuveiro.
4Para lavar roupas delicadas na máquina de lavar, coloque-as dentro de uma fronha e amarre o lado aberto. Ligue a máquina no ciclo suave. 5Para os zíperes que não estão correndo bem, coloque um pouco de grafite de lápis e esfregue. Vá abrindo e fechando para o grafite espalhar-se melhor. 6Remova as “bolinhas” e nós de suéter ou de outras peças de lã com uma lâmina de barbear (com muito cuidado) ou com um barbeador elétrico.
7Com vinagre branco você poderá tirar as marcas das bainhas. Molhe com uma esponja, embebida com bastante vinagre, a peça que você deseja. Depois, passe com ferro morno. 8Para manchas de sangue em travesseiros, almofadas, tecidos em geral, passe sobre as manchas uma pasta de maisena e água. Esfregue levemente e coloque para secar ao sol. Em seguida, escove bem. 9Quando você lava a roupa e ela fica manchada, não se desespere. Mergulhe-a rapidamente em um pouco de leite e deixe por alguns minutos. A mancha some imediatamente.
10Mancha de lama a gente consegue retirar da seguinte maneira: primeiro lave com água fria e enxágüe com um pouco de vinagre. Se o tecido for escuro, espere que fique bem seca, escove-a e esfregue uma rodela de batata crua. 11Para limpar a máquina de lavar, encha-a com água morna (ou fria mesmo), acrescente 3 litros de vinagre branco. Deixe-a bater todo o ciclo. O vinagre irá limpar as mangueiras, retirando delas a crosta formada pela espuma de sabão. 12Tinta de caneta na roupa? Mergulhe o tecido numa vasilha de leite e deixe de molho até que a mancha suma por completo. Se ficar ainda um pouquinho manchado, esfregue levemente com detergente.
13E para manchas de café, aplique uma mistura de álcool e vinagre branco (para café sem açúcar) ou use glicerina (para café com açúcar). 14Retirar rugas da roupa, molhe um algodão e esfregue sobre ela, no sentido dos fios, e continue passando o ferro. 15Para retirar manchas de frutas vermelhas, lave o tecido com uma solução de vinagre e álcool em partes iguais.
16Manchas de gordura são fáceis de ser removidas. Aplique um pano embebido com benzina ou esfregue um pedaço de cebola crua, colocando um pano por baixo da mancha. 17Para não correr o risco de perder algum botão de sua roupa nova, passe uma camada de esmalte incolor bem no centro de cada botão. O esmalte criará uma película sobre a costura e o firmará no lugar. 18Para dar vinco perfeito às calças e pregas, passe um pedaço de parafina pelo avesso no lugar a ser vincado e depois passe esses vincos pelo lado direito com ferro bem quente, sobre um pano úmido.
19Você pode remover a mancha de café de duas maneiras. Lavar o tecido na hora (se puder) com água fervente. Caso só possa cuidar disso depois, esfregue com cuidado uma pedra de gelo, até que a mancha desapareça. 20 - Para deixar a roupa engomada, cozinhe os grãos de arroz em muita água. Quando estiver cozido e a água grossinha, escorra numa peneira. A água peneirada é a goma do arroz, borrife sobre a roupa na hora em que estiver passando. Ah, aproveite o arroz cozido para fazer uns bolinhos ou arroz-doce.

Fonte: Felipex



Deixe seu comentário